ERP Plus - Consultoria independente especializada no Totvs Microsiga Protheus

Atualização de Versão - Protheus 11 - Planejamento

Atualização de Versão – Protheus 11 – Planejamento

4 de junho de 2012
|
42 Comentários
|

Dando continuidade ao tema Atualização de Versão para o Protheus 11, falaremos do planejamento deste processo. Antes de iniciar a atualização da versão do Protheus, é importante garantir que alguns itens fundamentais para o sucesso do projeto sejam previstos. A seguir destacamos os pontos que devem ser planejados antes do início das atividades técnicas.

Elaboração de cronograma macro

O cronograma macro serve para que todos os envolvidos no projeto saibam quando cada etapa será iniciada e concluída, de forma que as atividades possam ser distribuídas de maneira adequada.

Este cronograma pode ser elaborado em semanas, assim as áreas poderão identificar se alguma pessoa estará indisponível quando sua participação for necessária, seja por férias, viagem ou outro motivo que impeça sua dedicação ao projeto.

Outro grande objetivo do cronograma macro é definir uma data ideal para atualização da versão em ambiente oficial, quando a empresa deixará de usar o Protheus 10 (ou anterior) e passará a usar o Protheus 11.

As seguintes fases deverão estar previstas no cronograma macro:

  • Atualização de versão em ambiente de testes: fase onde a equipe técnica irá converter o ambiente do Protheus 10 para o Protheus 11. Duas a três semanas costumam ser tempo suficiente para que esta atividade seja executada;
  • Período de homologação dos usuários: os processos serão testados pelos usuários chave de cada área, para verificar se as rotinas já utilizadas no Protheus 10 também funcionam de maneira adequada no Protheus 11. Reservar no mínimo quatro semanas para os testes garante que problemas identificados em rotinas possam ser resolvidos sem prejudicar as datas inicialmente previstas;
  • Atualização de versão em ambiente oficial: deve-se sempre levar em conta uma data ideal da migração de versão, evitando períodos de fechamento ou proximidade de entrega de obrigações fiscais. Geralmente, um final de semana é suficiente para que a migração seja feita. Em ambientes com muitas empresas ou base de dados muito grandes, pode ser mais adequado executar esta fase em um feriado prolongado.

Preparação da infraestrutura

Um ponto frequentemente negligenciado é a preparação da infraestrutura para atualização de versão. A Totvs recomenda que exista espaço disponível equivalente a três vezes o tamanho do ambiente do Protheus 10 para que a atualização para o Protheus 11 transcorra sem problemas.

Caso a empresa não possua a infraestrutura necessária, uma alternativa é a locação de equipamentos, que pode ser mais vantajosa que a aquisição de novos equipamentos ou comprometer o ambiente existente.

Além dos servidores que serão usados no projeto, considere ter estações exclusivas para os testes, de forma que os usuários possam realizar os testes em um ambiente diferente do que trabalham no dia a dia. Esta medida auxilia em testes mais rápidos e com maior qualidade, visto que eles estarão menos sujeitos a interrupções como telefone, e-mail, internet, etc.

Definição dos usuários chave (key users)

Para a realização dos testes, é importante que sejam selecionados usuários chave que conheçam bem o processo da empresa e a operação do sistema na versão em uso. Com isto, a tendência é que os testes sejam abrangentes, evitando problemas em rotinas não homologadas apenas quando a migração for feita em ambiente oficial. Na definição destes usuários, considere se a presença e dedicação deles aos testes serão garantidas.

Elaboração da planilha de testes

A execução dos testes será mais produtiva se os usuários tiverem um roteiro a seguir, com os processos a serem validados e a criticidade de cada um deles. A elaboração da planilha de testes ajuda neste sentido, além de permitir estimar o tempo que os testes de cada usuário tomarão. A imagem abaixo mostra um exemplo da planilha, mas neste link é possível obter o arquivo original, onde cada coluna está comentada para facilitar o entendimento e preenchimento.

Planilha de testes para Atualização de Versão do Protheus

Planilha de testes para Atualização de Versão do Protheus

Caso você tenha feito algum procedimento diferente na atualização de versão de sua empresa que ajudou a ter sucesso, coloque na área de comentários. As sugestões dadas neste post devem servir como sugestão, não significa que seja a única maneira de planejar um projeto de atualização de versão do Protheus.